quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

xô melancolia !!


o porquê deste blog?
A resposta para a pergunta: escrevo aqui como uma forma de manter uma janela para o mundo. Uma forma de fixar alguma coisa que passa pelas minhas retinas. Um testemunho, mesmo que ligeiro, de coisas que, ainda que pareçam por demais insignificantes aos outros, a mim não o são, visto que as coloco aqui. Uma resposta circular, como se pode ver.



O que é melancolia afinal?
Não basta chorar por um motivo, tem que lembrar de outros 500 enquanto chora.
Não é tristeza, não é saudade,Não é moleza nem falta de vontade. Não é emoção nãoé sensação .Não é um tormento Nem tão pouco um sentimento. É um querer acordar quieto ,Com vontade de ninguém por perto É querer ver o vento ventando ,A lembrança lembrando ,é sorrir sem vontade, embalar esperanças ,O silêncio querer habitar Calar, vendo a vida passar.esse sentimento tanbem apresenta sintomas como a falta de ânimo e de energia para realizar determinadas ações,ele se assemelha ao luto, mas sem o contexto da perda. O problema na identificação da melancolia é que ela se manifesta de diversas formas,estado de desânimo, de desinteresse pelas coisas do mundo, incapacidade de amar, contenção na realização de qualquer tarefa,Tristeza e/ou irritabilidade persistente, durante a maior parte do dia, durante muitos dias, inquietação, retraimento social.
• Desânimo, cansaço, indisposição.
• Perda de parte da capacidade de sentir prazer nas atividades habituais, tanto no trabalho como no lazer, • Ansiedade, preocupação, insegurança, indecisão.
• Sentimentos de desesperança, pessimismo.
• Sentimentos de culpa, inutilidade, incapacidade, desamparo, solidão.
• Alteração no sono, tanto insônia como excesso de sono, ou acordar cansado.
• Alteração do apetite: excesso ou falta e conseqüente ganho ou perda de peso.
• Idéias de não entender o sentido da vida.
• Dificuldade de concentração, de lembrar o que ia falar ou fazer, esquecer onde deixou as coisas.
• Sintomas físicos persistentes, que têm pouca melhora nos tratamentos habituais, como dor de estômago, dores crônicas (cabeça, costas, articulações), • Choro, insatisfação, afastamento das atividades sociais, perda de energia, preocupação excessiva com os problemas.

a pessoa se encontra em uma tristeza profunda! Sente-se muito fraca e indefesa; ! Sentimentos depressivos envolvem repentinamente, tornando incapaz de vencer esse estado de alma. Evitar a companhia de outras pessoas, pois esta dominada por um desespero insuportável. Por mais que use argumentos racionais e lógicos, permaneçe sem condições de reverter esse quadro sombrio.a pessoa afetada por esse sintoma tem tudo para ser feliz, mas, infortunadamente, não acha sentido em nada.Expandindo nossos horizontes:
tudo que ACONTECE na nossa vida é permissão de Deus para que possamos ser a pessoa que ele deseja construindo e moldando nosso carater,para que se possa evoluir como pessoa,apesar das dores intimas de cada pessoa ser como uma faca ferindo o peito,tem sempre que lenbrar-se ninguém pode procurar nos outros um recado que está dentro de si. e fazendo uma anali-se de si mesmo percebemos que ; elas são a chave da solução dos sofrimentos.Hoje você busca livrar-se da melancolia, apegando-se às pessoas para que cuidem de você; mas haverá um dia em que perceberá que a busca é inutil, pois essa pessoa terá que ser você mesma.Não se faça de fraca e impotente; retire de seus olhos a angústia e a aflição.Você pode transformar esse processo doloroso em fator saudável de crescimento e progresso.pois servirá como esperiencia em sua trajetória.Você gostaria de ser poupada dessa dor aflitiva imediatamente, mas não pode se esquecer de que ela é o resultado de atitudes negativas do passado que você mesmo criou. Não basta mudar um mau comportamento só porq as pessoas acham q é o certo deve-se refletir por si mesmo; é preciso mudar a causa que provoca esse comportamento. Apenas assim poderá efetuar uma autêntica mudança.mas é preciso assumirmos plena responsabilidade por tudo o que está acontecendo em nossa vida. Devemos reconhecer honestamente que está em nós a fonte que determina e controla nossas ações e reações. Somos responsáveis tanto pela nossa felicidade quanto pela nossa infelicidade.
Perceba que você nutre uma falsa crença de que está totalmente indefesa e espera que alguém, ou o destino, lhe traga uma milagrosa alegria. Acima de tudo, acredite: nenhuma destinação cruel está vitimando sua existência. Depende essencialmente de você o seu bem-estar, de seus esforços, de sua vontade de mudar, de sua autoconfiança e de um novo senso de força em sua vida interior.
Além disso, a compreensão da vontade de Deus na nossa vida sem questionar apenas aceitando que ele tem o melhor para cada um, poderá gerar toda a satisfação que sua alma anseia, .Melhore seu íntimo; essa é a maneira mais eficiente de ser feliz. Quem faz a sua parte e deposita nas mãos de Deus todas as suas dificuldades alcança a tão almejada tranqüilidade

Nenhum comentário:

Postar um comentário